Simone Zuccolotto e Zéu Britto
O Canal Brasil comemorou seus 12 anos de existência com uma festa no Espaço Telezoom, no Rio de Janeiro, onde foi anunciado o vencedor da 5a. edição do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-metragens.
Os 13 concorrentes foram escolhidos nos principais Festivais do Brasil, no período de novembro de 2009 e agosto de 2010, por um júri formado por jornalistas e críticos de cinema.
O diretor do Canal, Paulo Mendonça, foi quem anunciou o vencedor do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens: Os Sapatos de Aristeu, de René Guerra.
Preconceito, ressentimento e lealdade são abordados no filme. Na trama, a família de um um travesti decide enterrá-lo como homem.
Muito emocionado, o diretor do filme disse que os 50 mil reais do prêmio vão ser muito importantes para começar a produzir o segundo curta de sua carreira, Olho Zarolho. René Guerra dedicou o prêmio às atrizes Denise Weinberg e Berta Zemel e a sua família.
Lázaro Ramos, José Mojica Marins, Domingos de Oliveira, Priscilla Rozenbaum, Paulo Cesar Peréio, Moska, Charles Gavin, entre outros apresentadores do Canal Brasil, votaram no vencedor de 2010 .
Fonte: Cinejornal - Canal Brasil
Foto: Débora 70